quarta-feira, 28 de agosto de 2013

dia de caos



Tanto faz onde as coisas estão quando tudo é já desordem. Casa revirada, mudança desencontrada e eu perdido entre tudo. Aperto os olhos e nada vejo no horizonte cinza. Pássaros engessados trituram sementes de mansidão sob a sombra do avião que passa, enquanto roubo todas as imagens com meus olhos de desespero. Diante de tudo isso ainda espero descontente a tua resposta em meio ao caos que anda minha vida e o país. Da minha janela que dá para o vizinho nada vejo; tudo cinza. Barulhos de bombeiros estabelecem a adrenalina da tarde sob o toc toc de saltos femininos. O desencontro das coisas em minha casa física e mental distribuem transtornos à vida real. 

Era pra ser um dia comum, mas meus olhos enxergam tudo ao contrário diante dos objetos que buscam sanidade. O presente decide-se por si próprio, sem a minha atuação desengonçada e desgovernada. Os carros insistem em trafegar pelo lado contrário  enquanto tento chegar ao trabalho. No metrô, mais um vagão sem ar-condicionado muda o ambiente, e uma onda de raiva estabelece-se entre os passageiros, que molhados de suor buscam mentalmente uma forma livre de não pensar no desconforto que a cidade do Rio anda a oferecer. Ao tentar descer na estação Cinelândia, uma velhinha escorrega na escada rolante e rola junto. Um tumulto acontece por conta do tombo da velhinha. Uma criança diz que a vovó está morta. Os sons de pássaros que a empresa do metrô coloca como música de fundo não consegue desacelerar os corações aflitos da ansiedade gerada pelo dia que nem começou e já traz aflições com a cena da velhinha.

Aturdido com tudo ao meu redor, ando disritimadamente, sem governança, perdido de olhos e corpo. Tantos porquês saltam em minha mente que não dou conta de tudo e dano a correr pela Av. Rio Branco como um louco, como se fugisse de mim e da cidade que vai, aos poucos me engolindo. O que me salva é o som do sax do artista de rua que se apresenta em frente à estação de metrô da Carioca. A música do saxofonista entra em mim e o todo da música me salva.  

As coisas tendem ser de acordo com o pensamento do dia. E, confesso, não estava muito bem no dia de hoje, vendo as coisas ao contrário, percebendo tudo diferente. Pois, quanto mais eu percebia mais o contrário das coisas se fazia presente, turbilhão de acontecimentos que ninguém vê... só os meus olhos de escritor vagabundo apreendendo, em meio ao caos, o sentido que se configuram as coisas. 

Marcos Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário